A equipa de Ciências Florestais da Universidade de Évora, EcoDendro, apresenta-se como uma equipa multidisciplinar que realiza investigação para a promoção e valorização dos ecossistemas florestais mediterrânicos. São as nossas várias valências que permitem uma abordagem integrada do sistema e, sempre que necessário, trabalhamos em estreita colaboração com outras equipas especializadas para que seja possível analisar todas as “partes” para a compreensão do “todo”.
Os processos de produção de conhecimento assentam numa sólida observância do método científico e assenta em aquisição de dados primários em parcelas permanentes ou ensaios experimentais de longa duração, tendo como foco a gestão adaptativa da floresta que favoreça tanto a produção lenhosa e não lenhosa, como os serviços de ecossistema numa base sustentável nos seus três pilares fundamentais – o ambiental, o social e o económico. Nestes dispositivos experimentais adquirimos informação de forma metódica e periódica, o que já nos permitiu desenvolver modelos de crescimento, produção e vitalidade, modelos de simulação e risco de incêndio florestal, modelos análise económica e de sustentabilidade, de modelos estruturais funcionais de base ecofisiológica, modelos de crescimento e formação de cortiça assentes na qualidade estrutural, novos modelos de silvicultura e planos de ordenamento do território em diversas escalas espaciais e temporais.

Atualmente temos projetos relacionados com o risco e mitigação de incêndios florestais, instalação de povoamentos com fertirrega eficiente, adaptação às alterações climáticas, boas práticas de gestão e transferência de conhecimento. Colaboramos com empresas nacionais e em cooperações transfronteiriças.
A nossa missão: A sustentabilidade dos ecossistemas florestais mediterrânicos.
O nosso lema: conservar para produzir, produzir para conservar.

Nuno de Almeida Ribeiro
Prof. Associado (Departamento de Fitotecnia)
- Doutoramento: Ciências Agrárias/Ciências Florestais (Universidade de Évora – 2007)
- Mestrado: Probabilidades e Estatística/Ciências Exactas (Faculdade de Ciências da Universidade Clássica de Lisboa – 1995)
- Licenciatura: Engenharia Florestal/Ciências Florestais (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – 1990)

Margarida Maria de Almeida Vaz
Prof. Auxiliar (Departamento de Biologia)

João Manuel Mota Barroso
Prof. Associado (Departamento de Fitotecnia)

António Cipriano Afonso Pinheiro
Professor Catedrático [Aposentado] (Departamento de Economia)
- Doutoramento: Economia – com as especializações em Economia da Produção e em Estatística e Econometria – Iowa State University(USA)/Economia (Iowa State University – 1978)
- Licenciatura: Engenharia Florestal – Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa/Engenharia Florestal (Universidade Técnica de Lisboa – Instituto Superior de Agronomia – 1970)

Constança Camilo Alves
Investigador (MED - Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento)

Ana Patrícia Cebola Poeiras
Investigador (MED - Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento)

José António Inácio Nunes
Técnico Superior (ICT - Instituto de Ciências da Terra)

João Miguel Rodrigues Pinto Ribeiro
Técnico Superior (ICT - Instituto de Ciências da Terra)

Marta Maymone
Técnico Superior (ICT - Instituto de Ciências da Terra)
- Pós-Graduação: Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa – 2018)
- Mestrado: Engenharia de Bios Sistemas – Engenharia Biofísica e dos Sistemas Ecológicos (Universidade de Évora – 2014)
- Licenciatura: Biologia Aplicada aos Recursos Animais (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa – 1998)

Mauro Raposo
Técnico Superior (ICT - Instituto de Ciências da Terra)